Prática x Teoria - Quando aprendemos e quando entendemos?

Nesse artigo explico um pouco da diferença entre Entender e Aprender e algumas estratégias para aumentar nossos repertórios de conhecimento 😁

Esse texto é uma versão em texto do vídeo: “Prática x Teoria - Quando aprendemos e quando entendemos?” que publiquei no meu canal no Youtube.

Vale a pena assistir! 😊

Começando pelas diferenças

Quanto entendemos?

Entender está no campo das ideias e das teorias

Acontece no nível intelectual e racional. É entender o mecanismo, a lógica ou a razão para que as coisas existam ou funcionem.

Quando publico algum conteúdo, por exemplo, não espero que as pessoas aprendam, espero que as pessoas entendam as ideias que estão sendo apresentadas. E espero ainda que que esses conteúdos incentivem essas pessoas a se aprofundarem por conta própria nos temas, para que ai sim elas aprendam.

Quanto aprendemos?

Criança praticando piano Crédito da imagem: Photo by Jonathan Chng on Unsplash

Isso porque aprender está no campo da vivência e da prática.

Obrigatoriamente envolve experimentação e repetição. É praticar e repetir muitas vezes determinada ação para que nosso cérebro grave essas informações e pra gente conseguir usar esse aprendizado para associar todas tudo que estudamos com problemas ou situações que acontecem na nossa vida.

Inclusive, é possível aprender o próprio processo de aprender.

Quanto mais coisas a gente aprende e mais vezes a gente experimenta o processo de aprendizado de novas habilidades, mais melhoramos e otimizamos a forma com que estudamos e aprendemos.

Dá pra dizer que entendemos teoria, mas só aprendemos de verdade na prática.

Exemplo: Futebol

Por exemplo, você pode passar muito tempo estudando toda a teoria de algum esporte como o futebol.

Você pode ler milhares de textos, assistir palestras falando sobre as últimas tendencias do futebol e até mesmo comprar algum curso do tipo:

“Aprenda futebol em apenas 7 dias e jogue nos melhores clubes do mundo”

Mas mesmo assim você não vai aprender, o máximo que você vai conseguir é entender o mecanismo e a lógica de como uma partida de futebol funciona.

Você só vai aprender sobre futebol de duas formas: Jogando ou assistindo a maior quantidade de jogos que você conseguir.

Dessa forma todas as coisas que você tinha entendido na teoria vão fazer sentido na prática, como as regras, as táticas e as técnicas que são utilizadas durante os jogos.

Depois de jogar muitas vezes ou assistir milhares de partidas você vai de fato aprender e não só entender, e então todo o mecanismo envolvendo o futebol vai ser natural pra você.

Outro exemplo: Meus Vídeos

Conforme a gente avança na carreira, algumas habilidades não técnicas como comunicação passam a ser cada vez mais importantes.

Atualmente trabalho como Tech Lead na Juntos Somos Mais e é importante que eu consiga me comunicar com as pessoas do time da forma mais clara possível.

Não acho que eu me comunique mal, mas vejo muitos pontos de melhoria nesse sentido. Então eu poderia, por exemplo, passar um bom tempo lendo vários livros e procurar informações na Internet sobre como se comunicar melhor, isso faria eu entender teorias de comunicação mas na prática não me ajudaria muito.

O que fiz então foi criar um canal no Youtube, onde preciso ser o mais claro possível na comunicação ou as pessoas que estão assistindo os vídeos simplesmente não vão entender.

De bônus ainda recebo feedbacks interessantes das próprias pessoas que acompanham o canal, o que me ajuda a melhorar vídeo após vídeo e naturalmente reflete no dia dia.

Dessa forma consigo levar esse aprendizado prático pra minha vida pessoal e profissional.

Mais um exemplo: Novas tecnologias

Uso essa mesma estratégia quando quero aprender novas tecnologias.

Por exemplo, fiquei algum tempo estudando sobre frameworks do React, como NextJS e Gatsby, sendo assim eu consegui entender como essas tecnologias funcionavam e que tipo de problemas elas resolviam, mas ainda não tinha realmente aprendido a trabalhar com elas.

Então a solução para de fato aprender foi refazer o meu site utilizando Gatsby (e você pode ler sobre como foi essa experiência nesse artigo.

Ainda aproveitei pra aprender outras tecnologias que estava estudando e já entendia como funcionavam, como Styled Components e GraphQL.

Por isso considero muito importante buscar formas diferentes de praticar, esse foi meu objetivo quando compilei desafios abertos das empresas no Front-end Challenges.

E é também por causa disso que bato tanto na tecla de criar projetos pessoais pra praticar as coisas que estão sendo estudadas.

Alternando entre entender x aprender

Tanto entender alguma coisa nova, como aprender novas habilidades demandam tempo, mas o tempo necessário para aprender alguma coisa é significativamente superior, já que como disse antes aprendizado só é possível com muita repetição e muita prática.

Claro que gostaria de aprender o máximo de coisas que fossem possíveis, mas infelizmente (ou felizmente) nosso tempo é finito e limitado.

Então uma estratégia que costumo adotar é alternar entre entender e aprender.

Tento entender superficialmente, deixando no radar o maior número de coisas possíveis. Eu estudo sobre elas, entendo como funcionam e em que situações poderiam ser utilizadas.

Conforme vão surgindo novas necessidades no dia a dia, analiso se algumas dessas coisas que deixei no radar poderiam me ajudar a resolver esses novos problemas que surgiram.

Dessa forma eu invisto meu tempo somente no aprendizado das coisas que realmente se mostram mais importantes no dia a dia. Por outro lado me mantenho sempre atualizado, já que acompanho superficialmente as novidades e tento entender como a maior quantidade de coisas funcionam.

Fazer essa associação de quando vale a pena usar no dia a dia as novidades que surgiram no mercado só é possível quando gastamos tempo pra entender assuntos diferentes e que ainda não fazem parte do nosso repertório.

Isso vale tanto para coisas como novas linguagens ou frameworks quanto pra coisas não técnicas:

Quanto maior nosso repertório, mais associações vamos conseguir fazer

Se a gente ficar preso aos mesmos temas e soluções de sempre, vamos ficar limitados nas possibilidades e nas quantidades de soluções que conseguimos pensar pra resolver os desafios que aparecem.

Ou seja, ficamos estagnados (e pioramos).

Quanto maior a quantidade de assuntos que nos interessam e que buscamos entender, melhor vai ser nosso leque de conhecimento se mais possibilidades vamos ter de nos aprofundar pra aprender coisas que podem ser importantes na nossa evolução pessoal e profissional 🚀

Créditos da foto de capa: Photo by Darius Soodmand on Unsplash